Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Capa edição 781 de 09/09/2011

PALMARES: Dia de Tradição e Cultura com o Alma Campeira

       Em comemoração à Semana Faroupilha, o Grupo de Danças Alma Campeira, de Palmares do Sul, está preparando um “Dia de Tradição e Cultura”, que acontecerá dia 18 de setembro, no Salaão do Alma Campeira (antigo Serapião).
Na programação, às 10h30 tem Missa Crioula; 12h almoço com carreteiro e salada; 14h torneio de vaca parada; 15h apresentações artísticas e encerra o evento um baile gaudério.
       A organização convida toda a comunidade a levar seu chimarrão e participar do evento tradicionalista.


Vereadores da ASCAL ratificam pedido de federalização da RSC 101

       Na semana passada, aconteceu um encontro de vereadores em Brasília, promovido pela União dos Vereadores do Brasil. Entre as atividades, teve agenda na Câmara dos Deputados e no Ministério dos Transportes. O principal assunto tratado pelos vereadores da ASCAL (Associação de Câmaras do Litoral) foi a federalização da RSC 101, trecho Osório/Tavares. No DNIT, na companhia do presidente da ASCAL, José Deoclides, de Arroio do Sal, e da vereadora Elis Bueno, de Capivari do Sul, o vereador André Soares, de Mostardas, entregou pedido para que o órgão agilize o processo de federalização da estrada, protocolado pelo Governo do Estado, através do DAER.
       O presidente da Câmara de Mostardas, André, destacou que foi atendido pelos engenheiros Marco Antonio e André Nunes, responsáveis pela área de análise de projetos do DNIT, sendo que os mesmos informaram todos os passos necessários para que a estrada volte ao domínio do Governo Federal. André destacou a importância da companhia de vereadores da região e do presidente da ASCAL na entrega do levantamento fotográfico sobre a situação da estrada e do ofício pedindo a federalização.

QUINTÃO: ASQUI tenta trazer “Circuito Brasileiro de Surf Amador” para Palmares

       Trazer um dos maiores eventos de surf em nível nacional para Palmares do Sul é o desejo do diretor técnico da Associação dos Surfistas de Quintão (ASQUI), Anderson Bildhauer. Em contato com o presidente da Federação Gaúcha de Surf, Orlando Carvalho, Anderson sugeriu ao presidente a realização do circuito brasileiro amador ma praia de Quintão.
       Na segunda-feira, dia 5 de setembro, reuniram-se no gabinete do prefeito de Palmares do Sul, Luciano Bins, o presidente da Federação Gaúcha de Surf, o diretor técnico da ASQUI, e os vereadores João Aguiar (PMDB) e Adão Terra (PSDB), para apresentar ao prefeito o projeto do evento. Luciano analisou e ficou de dar uma resposta nos próximos dias.
       Para o diretor técnico da ASQUI, o evento trará muitos benefícios ao município: “se concretizando este evento nas areias de Quintão colocará nosso município definitivamente no mapa do surf do país e dará uma projeção muito grande ao nosso município na questão de divulgação; sem contar que se trata do circuito brasileiro, que traz em torno de 300 pessoas envolvidas diretamente com o evento (competidores e organização), sem contar os expectadores. Serão 300 pessoas que ficarão hospedadas na pousadas e hotéis e farão suas refeições nos restaurantes de Quintão, gerando com isso um impulso na economia na baixa temporada”, destacou Anderson, concluindo que a realização do evento agora só depende de aprovação do prefeito.