Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Capa edição 795 de 16/12/2011

PALMARES: Programação de Natal terá show de paraquedismo

       Começa neste sábado, dia 17, a programação de Natal do município de Palmares do Sul. Às 18 horas terá show de paraquedismo atrás da Prefeitura Municipal; às 19 horas chegada do Papai Noel e às 19h30min apresentação do Projeto Agora é Hora, com percussão, corda e flauta. Às 20 horas, o grupo Badallaço encerra a noite. No dia 18, a programação é na Praça Central a partir das 20h com apresentação de Terno de Reis show de Pop Rock.

       Na segunda e terça, os eventos seguem na Praça Central com apresentações do PTG Ponte Velha, CTG Alma Campeira, Grupo de Ballet e pagode com Virou Vício, na segunda; e apresentação Orquestra Sinfônica do Imbé (20h), pequenos Cantores de Osório show com Instinto Fandangueiro.

       Fechando a programação, dia 21, na esquina da Av. Luiz Silveira com Av. Palmares tem show com Instinto Fandangueiro, Cravo e Canela, Marcelo Valêncio e Balanço do Tchê, a partir das 21h.

PALMARES: CRAS realiza campanha de apadrinhamento de famílias carentes

       O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Palmares do Sul deu início à uma campanha de apadrinhamento das famílias mais necessitadas da região. O objetivo é auxiliar na alimentação, já que o CRAS preocupa-se com a situação de vulnerabilidade social e pobreza de algumas família atendidadas.

       As empresas que quiserem podem doar cestas básicas que atenderão as necessidades dessas famílias. Contatos com o CRAS na Rua São José, 1663.

Quintão recebe Projeto AGAS

       Sucesso em número de participantes na edição passada do evento, a praia de Quintão será a primeira sede do Projeto Verão Agas em 2012. A carreta estará estacionada de 5 a 8 de janeiro no pátio do Supermercado Asun, com a programação regular da iniciativa. “É um meio de mantermos a Associação próxima dos consumidores finais e de continuarmos cumprindo com nosso papel social”, relata o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo.
Depois de Quintão, o veículo levará oficinas gratuitas às praias de Balneário Pinhal, Cidreira, Tramandaí, Capão da Canoa, Capão Novo e Atlântida Sul. A carreta ficará estacionada uma semana em cada destino. Informações: (51) 2118-5200.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Capa edição 794 de 09/12/2011

PALMARES: Luciano retorna de férias e diz que não concorre mais a prefeito

Por Diego Di Luca        
     
       Na manhã de quinta-feira, 8 de dezembro, aconteceu a transmissão de cargo no comando do Executivo de Palmares do Sul. Na ocasião, Nestor Krupp, que é presidente da Câmara de Vereadores e responde como vice-prefeito, devolveu o cargo ao prefeito Luciano Bins, que esteve de férias por 30 dias. A transmissão aconteceu no gabinete do prefeito e contou com a presença da maioria dos secretários municipais.
       Nestor Krupp agradeceu ao funcionalismo e aos secretários pela forma de trabalho com que foi conduzido esses 30 dias. Relatou que gostaria de ficar mais tempo, pois não fugiu da responsabilidade e procurou dar seu melhor para deixar sua parcela de contribuição. “Gostaria de ter finalizado o processo de asfaltamento de Quintão, mas não deu tempo. Fico muito orgulhoso de fazer este trabalho, pois nunca me faltou disposição”. Nestor enfatizou que visitou todas as secretarias, mas que viu na Obras o maior problema. Segundo ele, falta estrutura e máquinas. Pediu que Luciano destine uma atenção a este setor e se colocou à disposição, como presidente da Câmara, para colaborar nas melhorias.
       Luciano Bins, ao reassumir, comentou que foi muito bom estes 30 dias de descanso, pois as dificuldades de comandar o Executivo acarreta em um certo desgaste. Citou que havia visto um documentário no canal History Channel, na qual analisavam duas máscaras do ex-presidente dos Estados Unidos, Abrahan Lincoln, de antes de tornar-se presidente e depois; na qual as diferenças denotavam o quanto a responsabilidade do cargo desgasta o gestor. Comparou gestões antigas, na qual eram mais simples de se resolver os problemas da sociedade, e gestões públicas e privadas, na qual a administração seria semelhante, entretanto a burocracia para solução de problemas é muito grande: “a burocracia imposta pela lei nos dificulta muito por causa de todo um processo de tramitação. A grande diferença entre o privado e o público é que no privado tem agilidade e flexibilidade”. Luciano disse ainda que a capacidade de investimentos do município é pequena e que muitas vezes se socorrem de verbas parlamentares.
       O momento mais forte de seu discurso foi quando revelou que não pretende concorrer mais a nenhum cargo eletivo; portanto afastando a hipótese de tentar uma reeleição a prefeito. “Já estamos vivendo o processo político-eleitoral em Palmares. Procurei fazer uma gestão voltada à sociedade. Sempre fui fiel ao partido e à coligação. No episódio Ortiz, mantive fidelidade até o momento que ele nos tirou do governo. Não serei candidato, mas sou partidário e o que o PDT decidir eu apoiarei”, declarou o prefeito, enfatizando que, provavelmente terá que tomar medidas rígidas na administração atendendo aos requisitos das leis. Finalizou agradecendo ao belo trabalho de Nestor, relatando que procurou não interferir em nada em sua administração.


Nestor Krupp (PTB) e Luciano Bins (PDT)

Palmarenses elegem saúde como prioridade

        Na segunda-feira, dia 5, foi realizada uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Palmares do Sul para escolha de emenda de iniciativa popular no valor de R$ 500 mil. Dentre as seis opções, a comunidade de Palmares que votou escolheu “serviços de atenção básica à saúde”.
       A audiência foi presidida por Joani Ferri, secretária de Planejamento e Projetos; Nestor Krupp, prefeito em exercício; e Gilmar Souza, presidente da Câmara em exercício. Os vereadores que usaram a tribuna e a maioria dos populares defenderam as causas da saúde como prioridade.
       “A audiência é muito válida e a escolha foi muito boa, pois a saúde é uma grande deficiência no nosso município”, declarou a secretária Joani, explicando que este passo é um pré-requisito do Governo Federal. Agora o procedimento é cadastrar no Sistema de Gestão de Convênios (Siconv) e aguardar a seleção.

QUINTÃO: Frente de Trabalho já está atuando

       Começou dia 1º de dezembro o trabalho da Frente Emergencial de Trabalho na praia de Quintão. A atuação da equipe vai até 31 de março. A servidora pública Andréia Teixeira, da Subprefeitura de Quintão, falou que a frente de trabalho teve 19 pessoas inscritas, na qual 12 foram efetivadas, sendo 10 mulheres e dois homens: “o mais importante é que são todos da comunidade local”. Conforme ela, será fornecido a todos para identificação colete na cor laranja e material de proteção individual botinas e luvas, bem como ganharão salário correspondente, mais horas extras.
       Os trabalhos de serviços gerais como foram contratados é basicamente limpeza da praia como recolhimento do lixo na orla, capina das ruas, varredura e retirada de areia das sarjetas do acesso principal do balneário.

Capa edição 793 de 02/12/2011

PALMARES: Projeto dos portos passa pelo DNIT

       Nesta semana, o deputado federal Alceu Moreira anunciou no microblog Twitter sobre sua participação em uma audiência no Departamento Nacional de Infraestrura de Transportes (DNIT) com o diretor de Infraestrutura Aquaviária Adão Marcondes Proença. A pauta foi os projetos de portos e hidrovias.
       Desde o início, o deputado está acompanhando este processo, na qual, inclusive, o município de Palmares do Sul está contemplado. A reportagem da Folha do Litoral entrou em contato com Alceu para saber mais detalhes. Segundo ele, o projeto portuário já passou pelo DNIT e aguarda parecer da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, de onde logo será mandado para o Congresso. Após ser aprovado no Congresso, os portos estarão aptos a receber recursos públicos ou de financiamento.
       “Trata-se de uma revolução de logística no Rio Grane do Sul. Cidades como a minha querida Palmares do Sul simplesmente explodem em desenvolvimento”, enfatiza o deputado, que conclui dizendo que Palmares “tem grandes empresários interessados; estamos nos aproximando de uma grande conquista”.

MOSTARDAS: Prefeitura antecipa pagamento do 13º

       O prefeito de Mostardas, Marne Vitorino (PP), autorizou o secretário de Administração Milton Gonçalves a preparar a antecipação de uma folha de pagamento especial para o depósito do 13º salário. Através de secretária de Finanças Marisa Victorino, foi liberado os recursos e depositado dia 23 de novembro o 13º salário na conta de todos os servidores municipais, referente ao ano corrente. Esta iniciativa de antecipação pelo Executivo Municipal é inédita, visto que no contexto geral todos os municípios demonstram dificuldades de cumprir este compromisso.

QUINTÃO: Obras da creche paralisadas

       A escola infantil que está sendo construída no núcleo do Frade, em Quintão, com verbas federais do FNDE, está em estado de abandono. Segundo autoridades municipais, o Executivo tem um prazo de 90 dias para dar continuidade nas obras. Caso contrário receberá multa.