Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Capa edição 828 de 9/11/2012


QUINTÃO poderá ter Internet grátis na beira da praia

      Quintão e mais seis praias do litoral gaúcho poderão contar neste verão com o sinal de internet grátis na praia. Coordenado pela Secom e desenvolvido pela Procergs, o projeto irá disponibilizar, durante o período de veraneio, hotspots wi-fi em Quintão, Capão da Canoa, Tramandaí, Imbé, Cidreira, Balneário Pinhal e Cassino.

   Os equipamentos seriam disponibilizados em telecentros localizados em pontos centralizados na orla de cada praia, com uma área de alcance de dois quilômetros para o sinal. Cada hotspot terá um link dedicado de 4 Mbps. 

   De janeiro a março deste ano, quando o serviço foi disponibilizado apenas na praia de Capão da Canoa, foram registrados 70 mil acessos, mais de 500 mil páginas foram acessadas por gaúchos e turistas. 

Fonte: Newsletter Affonso Ritter

PALMARES: Reunião trata Porto

     Após reunião entre autoridades, aumentou a expectativa de instalação de um porto em Palmares do Sul. A iniciativa pautou o encontro, dia 30, dos deputados Alceu Moreira (PMDB) e Dionilso Marcon (PT), do prefeito eleito Paulinho Lang e do diretor de Hidrovias do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Adão Proença.

       De acordo com o representante do DNIT, a efetivação do porto necessita da parceria privada. O governo entraria com a construção do cais, dragagem do canal e acesso asfáltico em até 25 quilômetros. O restante da obra, bem como o gerenciamento, ficaria a cargo de um consórcio de empreendedores dispostos a assumir o porto. 

      Para Alceu Moreira, que discute o tema há pelo menos dois anos junto ao DNIT e à Secretária de Infraestrutura do RS, o porto seria uma revolução para a região. "O transporte de grande parte dos mais de 30 mil containers que trafegam de caminhão da região Metropolitana e do Vale dos Sinos até o Porto do Rio Grande poderia ser feito pela hidrovia", explica. 

    Para a agilização do processo, será marcada uma reunião com empresários gaúchos e com representantes dos governos federal e estadual para apresentar a proposta de instalação e prospectar parceiros.

PINHAL: Município está no Portal da Transparência

       Atendendo as exigências da Lei número 12.527, de 2011, o município de Balneário Pinhal ingressou no Portal da Transparência. A lei tem por objetivo assegurar o direito fundamental de acesso à informação e prevê aspectos como a divulgação das informações de interesse público, independente de solicitações; o fomento ao desenvolvimento da cultura de transparência na administração pública e o desenvolvimento do controle social da administração pública.

     Para adequar-se à lei, Balneário Pinhal seguiu diretrizes da Famurs – Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul. O Portal da Transparência, com informações sobre o município, pode ser acessado através do site oficial (www.balneariopinhal.rs.gov.br) e nele até o momento estão disponíveis informações sobre orçamento e finanças, além de editais referentes a 2011.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Capa edição 827 de 26/10/2012


Palmares receberá Laboratório Ambiental Escolar do Projeto LACOS


         O Projeto Lagoas Costeiras II (LACOS) vai doar para o município de Palmares do Sul um veículo para ser utilizado como Laboratório Ambiental Escolar na rede pública de ensino. O veículo será adaptado para acondicionar equipamentos e materiais didáticos.
       Por meio de uma consulta, os professores participantes do “Curso de Formação de Multiplicadores” , realizado pelo Projeto, deram sugestões sobre os materiais que gostariam de ter disponíveis para atender às necessidades das disciplinas. A partir das sugestões, a equipe do Projeto planejou quais materiais serão disponibilizados: microscópio, pegadas de animais da região, lupas de mão, globo terrestre, barômetro, bússola, anemômetro, pluviômetro, termômetro, prensa para coletas botânicas, conjunto de mapas do Brasil, maleta didática para análises de água e solo, modelos de célula animal e vegetal, modelo de inseto desmontável e herbário com plantas da região.
       “A ideia é deixar algo útil e prático para auxiliar as escolas na qualificação do processo de ensino e aprendizagem, e dar suporte à educação ambiental nesses municípios”, conta o coordenador do Projeto, professor Alöis Schafer.
Nesta segunda fase do Projeto, além do Atlas Socioambiental, o Manual de Recursos Hídricos, a Cartilha de Educação Ambiental e a Cartilha de Boas Práticas no Turismo, a equipe também está desenvolvendo um Caderno de Atividades Ecodivertidas para ser disponibilizado às escolas dos municípios de Palmares do Sul, Balneário Pinhal e Cidreira. Esse caderno é composto por 115 atividades interdisciplinares que podem ser realizadas de forma independente ou combinada com o Laboratório Ambiental Escolar e Atlas Socioambiental.
       “O importante é que os alunos conheçam os ecossistemas da sua região e os preservem. Esse deve ser o legado máximo do nosso trabalho”, destaca Schafer.A entrega dos veículos está prevista para dezembro deste ano e serão as Secretarias Municipais de Educação que vão gerir a itinerância dos Laboratórios nas escolas.
        O Projeto Lagoas Costeiras II é desenvolvido pela Universidade de Caxias do Sul com patrocínio do Programa Petrobras Ambiental, com o objetivo de implementar a gestão sustentada dos recursos hídricos nos municípios de Cidreira, Balneário Pinhal e Palmares do Sul. As prefeituras desses municípios são parceiras do Projeto, que está beneficiando diretamente uma população de aproximadamente 3.200 habitantes.

Quintão realiza mais uma etapa do Circuito ASQUI de Surf

          Com boas ondas, o mar de Quintão garantiu a emoção da 3ª etapa do Circuito ASQUI de Surf e Bodyboarding Amador, nos dias 20 e 21 de outubro, realizado pela Associação dos Surfistas de Quintão. Destaque para a grande presença de público e de competidores. Neste ano, a competição premiará os campeões das duas principais categorias com duas passagens para Fernando de Noronha com hospedagem de oito dias, e mais 35 pranchas e mais de R$ 15 mil prêmios durante as cinco etapas previstas para esse ano. 


       “Agradecemos, sempre, o grande apoio dos patrocinadores e deixamos o convite para a 4º etapa, nos dias 17 e 18 de novembro. A competição está ficando cada vez melhor e mais elogiada”, comenta o presidente da ASQUI, Anderson Bildhauer. 

       RESULTADOS: Surf Feminino – 1º Mariana Cavali; 2º Mylena Barros; 3º Caroline Sangné; 4º Milena Stork. Mirim – 1º Kevin Nunes; 2º Luy Arman; 3º Gustavo Borges; 4º Lucas Machado. Interna – 1º Marcos Jonatan; 2º Rodrigo Carrasco; 3º RAFAEL Mokey; 4º Raphinha Barreto. BB Feminino – 1º Marta Andrade; 2º Rafaela Cardoso. Open Surf - 1º Tiago Braga Perereca; 2º Rafael Monkei; 3º Luy Arman, 4º Rodrigo Carrasco. Open BB - 1º Rodrigo Rocha Gugu; 2º Tiago dos Santos, 3º Cléber Silva, 4º Luquinhas. Iniciantes - 1º Luy Arman; 2º Gustavo Borges; 3º Lucas Machado; 4º Yago Silva. Com esses resultados a corrida pelas passagens para Fernando de Noronha ficou assim: Na Open Surf - 1º Rafael Monkey - 2529 pontos; 2º Tiago Braga Perereca - 2000; 3º Rodrigo Carrasco – 1989; 4º Raphinha Barreto – 1843; 5º Marcos Jonathan – 1815. Na Open Bodyboarding - empatados em 1º dois competidores - Rodrigo Rocha Gugu e Tiago dos Santos – 2710 pontos; 3º Luquinhas – 2260; 4º Daniel Dilly – 1385; 5º Gustavo Lazzarine – 900.

PINHAL: Fest Dança acontece de 30 de outubro 4 de novembro

        Balneário Pinhal será a cidade da dança, de 30 de outubro a 4 de novembro com a realização do Fest Dança Balneário Pinhal 2012, no Ginásio da Escola Calil, com entrada gratuita. No júri técnico as presenças de: Rafa Santos do Rio de Janeiro, Josiele Alcântara do Paraná, Ray Santos de São Paulo, Marcelo Chocolate e Sheila Aquino do Rio de Janeiro, Igah Il'Hamaad, Graziela Guerra, Andrea Beal, Anelise Guerra, Rony Leal, Willian Paiva Gomes e Gilson Petrillo que irão avaliar as melhores coreografias em cada modalidade e categoria. 

       A Direção Artística será da coreógrafa e professora Aline Rosa, Direção de Palco de Raul Voges, Coordenação Técnica de Carlise Duarte, Suporte TI e Marketing de Eliesio Gomes e a Direção Geral de Lara Lindenmeyer – LR Coordenação de Eventos Comunicação & Gestão Cultural. 

     O festival tem uma das maiores premiações em festivais de dança do Estado com os prêmios de Incentivo à Arte que terão seus vencedores revelados no dia 4 de novembro, no encerramento da edição 2012 e contará com o júri popular que apontará as três melhores coreografias em cada dia de competição. 

     De 31 de outubro a 4 de novembro acontecerão oficinas de dança gratuitas, na SAPP de: ballet clássico, ritmos, dança de rua, dança do ventre, dança cigana, jazz, composição coreográfica, dança folclórica e dança de salão. 

    No site www.festdanca.com.br e na página no Facebook está disponível a programação completa das aulas de dança. 

    O Fest Dança tem o patrocínio do Grupo CEEE, o apoio e incentivo cultural da Prefeitura do Balneário Pinhal e o financiamento do Sistema Pró-Cultura LIC/RS do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Conta com a participação da Schincariol e a colaboração da Infoserv, das Secretarias Municipais, Departamentos Municipais de Cultura e de Desporto e Pragmatha Laboratório de Ideias & Gestão de Projetos. 

    Horário das apresentações: Dia 30 de outubro, às 19 horas e 30 minutos e de 31 de outubro a 04 de novembro a partir das 18 horas e 30 minutos.