O Projeto Lagoas Costeiras II (LACOS) vai doar para o município de Palmares do Sul um veículo para ser utilizado como Laboratório Ambiental Escolar na rede pública de ensino. O veículo será adaptado para acondicionar equipamentos e materiais didáticos.
Por meio de uma consulta, os professores participantes do “Curso de Formação de Multiplicadores” , realizado pelo Projeto, deram sugestões sobre os materiais que gostariam de ter disponíveis para atender às necessidades das disciplinas. A partir das sugestões, a equipe do Projeto planejou quais materiais serão disponibilizados: microscópio, pegadas de animais da região, lupas de mão, globo terrestre, barômetro, bússola, anemômetro, pluviômetro, termômetro, prensa para coletas botânicas, conjunto de mapas do Brasil, maleta didática para análises de água e solo, modelos de célula animal e vegetal, modelo de inseto desmontável e herbário com plantas da região.
“A ideia é deixar algo útil e prático para auxiliar as escolas na qualificação do processo de ensino e aprendizagem, e dar suporte à educação ambiental nesses municípios”, conta o coordenador do Projeto, professor Alöis Schafer.
Nesta segunda fase do Projeto, além do Atlas Socioambiental, o Manual de Recursos Hídricos, a Cartilha de Educação Ambiental e a Cartilha de Boas Práticas no Turismo, a equipe também está desenvolvendo um Caderno de Atividades Ecodivertidas para ser disponibilizado às escolas dos municípios de Palmares do Sul, Balneário Pinhal e Cidreira. Esse caderno é composto por 115 atividades interdisciplinares que podem ser realizadas de forma independente ou combinada com o Laboratório Ambiental Escolar e Atlas Socioambiental.
“O importante é que os alunos conheçam os ecossistemas da sua região e os preservem. Esse deve ser o legado máximo do nosso trabalho”, destaca Schafer.A entrega dos veículos está prevista para dezembro deste ano e serão as Secretarias Municipais de Educação que vão gerir a itinerância dos Laboratórios nas escolas.
O Projeto Lagoas Costeiras II é desenvolvido pela Universidade de Caxias do Sul com patrocínio do Programa Petrobras Ambiental, com o objetivo de implementar a gestão sustentada dos recursos hídricos nos municípios de Cidreira, Balneário Pinhal e Palmares do Sul. As prefeituras desses municípios são parceiras do Projeto, que está beneficiando diretamente uma população de aproximadamente 3.200 habitantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário